Professor de Arte

A ARTE, enquanto disciplina, visa trabalhar a sensibilidade, a intuição, o pensamento e as subjetividades que se manifestam como forma de expressão no processo de aprendizagem e criação. Esse fazer artístico, no processo escolar, é importante para o desenvolvimento da percepção da arte no mundo, para contextualizar saberes de diferentes sociedades, interagindo arte e cultura, além de favorecer o respeito às diferenças e o diálogo intercultural.

A disciplina de Arte ainda carrega uma ideia que é "menos importante" por ser considerada, por muito tempo, como uma disciplina para brincar, pintar, desenhar, colar, e muitas vezes, completar carga horária de professores.

Mas o que poucos sabem é que, dentro do universo da disciplina ARTE, é acessível para o professor, o lado sensível e humano do SER HUMANO. Isso torna a matéria de Arte como uma das mais importantes dentro da grade escolar. Não desmerecendo as outras, é claro! Cada disciplina tem sua importante colocação para a formação do educando. Mas a Arte é uma disciplina de potência, ferramenta importante para o protagonismo dos sujeitos. Trabalha o sensível, a reflexão, e a exposição de ideias em suas variadas formas artísticas. 


A arte tem o poder de dar vida a inúmeras possibilidades. Uma delas é a de ser e poder fazer o outro feliz.

ALGUNS PROJETOS ARTÍSTICOS DESENVOLVIDOS NO AMBIENTE ESCOLAR 

2023

A ARTE FAZ FLORESCER O SER

Após a pandemia, é perceptível a necessidade de se trabalhar, em todas as turmas (do 6º ao 9º Ano) com materiais artísticos para desenvolver habilidades motoras tão necessárias e que farão diferença na vida do aluno no futuro.

Assim, para promover as dimensões do conhecimento em arte propostas pela BNCC, trabalhando a criação, a crítica, a estesia (a experiência sensível dos sujeitos em relação às imagens e materiais artísticos), a expressão, a fruição, e a reflexão, este projeto visa, em todas as turmas, fortalecer a aprendizagem sobre conteúdos estudados em sala de aula, estimular a criatividade, habilidades e coordenação através da pintura, do desenho, de recortes e colagens. 

Temos aqui pinturas em telas elaboradas pelos alunos das turmas do 6º, 8ºe 9º Ano.

VEJA MAIS DESSE PROJETO!


OBJETIVO (POR TURMA):

6º Ano

Compreender os elementos presentes em toda forma de desenho figurativo através da pintura em tela.

7º Ano

Compreender a arte como expressão artística da humanidade em seus diferentes tempos (da rupestre até a contemporânea) através da colagem.

8º Ano

Aplicar, na pintura em tela, sobre o desenho de sua autoria, características da arte expressionista presente em diferentes trabalhos artísticos dessa vanguarda europeia.

9º Ano

Produzir uma pintura em tela inspirada nas características da arte modernista.

METODOLOGIA:

 Durante as aulas de arte, os alunos produzirão seus respectivos produtos artísticos.

Após tudo ser produzido, todas as obras serão expostas em forma de MOSTRA DE ARTE.

Durante a exposição, os alunos que terão aula de arte, neste dia, participarão de uma oficina. As turmas do 6º Ano terão uma oficina de desenho (luz e sombra), as turmas do 7º Ano uma oficina de colagem (arte impressionista) e as turmas do 8º Ano uma oficina de pintura de autorretrato. Para esta oficina, será necessária a foto de casa aluno antes para o preparo e impressão desta.

TEMAS:

 

1.  PENSANDO NA ARTE

2.  FAZENDO ARTE (FOTOS DOS ALUNOS PRODUZINDO ARTE)

3.  ELEMENTOS DO DESENHO (6º ANO)

4.  O CORPO HUMANO NA ARTE (7º ANO)

5.  CARACTERÍSTICAS EXPRESSIONISTAS (8º ANO)

6.  FOTOS SURREALISTAS (8º ANO)

7.  ARTE MODERNISTA COMO INSPIRAÇÃO (9º ANO)

OFICINAS

 

1.  OFICINA DE DESENHO (LUZ E SOMBRA - 6º ANO)

2.  OFICINA DE COLAGEM (IMPRESSIONISTA - 7º ANO)

3.  OFICINA PINTURA DE AUTORETRATO (IMPRESSIONISTA - 7º ANO)

MATERIAIS:

 Som, microfone, papel ofício, lápis grafite, borracha, lápis de cor, quadro branco, pincel para quadro branco.


2023

A ARTE E EU

Este projeto teve como objetivo estimular, nas turmas da 1ª e 2ª Série, a autoexpressão, a criatividade, a confiança, bem como o senso de identidade individual através do contato com a foto performance.

A fotoperformance é uma linguagem artística híbrida na qual a performance é concebida exclusivamente para ser apresentada em fotografia (SACCON, 2020). 

Segundo Lemos (2019) a fotoperformance une a performance e a fotografia, podendo abranger outras linguagens na composição da imagem resultante da ação performática. Nela o performer realiza sua ação especificamente para a câmera. O mesmo pode acontecer com o vídeo, em que o resultado é a videoperformance.

2013

SHOW DISCO

Tenho muito orgulho de falar sobre esse projeto. Foram 2 meses de ensaios, confecção de roupas, acessórios e muita dedicação com a turma do 9º de uma escola pública (de minha cidade!!!) da Bahia. 

Assim nasceu o espetáculo SHOW DISCO. Um espetáculo de playback com duração de mais de 40 minutos.


Assista aos vídeos desse projeto que se encontram no YouTube.