Cores e Sombras

O Cores e Sombras é um projeto que surgiu durante a pandemia (2021) ao perceber ainda mais atos preconceituosos, principalmente nas redes sociais. É notório como o homem ultimamente está se comportando de forma agressiva. E o momento vem despertando uma forma dos preconceituosos expressarem em público seus sentimentos e suas opiniões mais obscuras. O foco aqui é retratar a beleza de quem combate tais atos independente de qual ambiente surja o preconceito e o discurso agressivo. São obras que irão retratar a beleza da luta contra o racismo, contra o preconceito e toda forma de opressão. 

Quando o número de obras for suficiente para uma exposição, haverá esse momento de contemplação, questionamento e reflexão ao público.

Assista ao vídeo explicativo do projeto CORES E SOMBRAS.

OBRAS JÁ PRODUZIDAS

ÁFRICA BRASILEIRA

Este quadro traz a beleza da mulher preta e seu black power poderoso cheio de charme.

Acrílica sobre tela. Tamanho 125x121 cm. Produzida em 5 de julho de 2021 por Janser Oliveira.

PAULO GUSTAVO

A pintura que fiz do Paulo Gustavo presente em meu projeto CORES E SOMBRAS para expressar a beleza da luta contra o preconceito, contra o racismo e toda forma de opressão.

Sua luta nunca será esquecida. Sempre nos lembraremos que rir é um ato de resistência. 

Acrílica sobre tela. Tamanho 125x121 cm. Produzida em 6 de julho de 2021 por Janser Oliveira.

DJAMILA RIBEIRO

Se você deseja um mundo melhor, você precisa ler @djamilaribeiro1. Importante filósofa e feminista negra do atual cenário social e político brasileiro. Djamila é necessária e inspiradora para este mundo. E por sua luta, ela precisa ser retratada no meu projeto CORES E SOMBRAS. Um projeto que surgiu durante a pandemia ao perceber ainda mais atos preconceituosos principalmente aqui nas redes sociais. São obras que irão retratar a beleza da luta contra o racismo, contra o preconceito e toda forma de opressão.  

Acrílica sobre tela. Tamanho 125x121 cm. Produzida em 9 de julho de 2021 por Janser Oliveira.

FRIDA KAHLO

Frida Kahlo: excêntrica, ímpar, exótica, livre, decidida, complexa e subjetiva. Foi uma mulher autêntica que estava à frente de seu tempo tanto no jeito de se vestir quanto na pintura. Algumas de suas obras retrataram aspectos da vida feminina como o aborto e o feminicídio, considerados um TABU para a época que era muito conservadora. 

Muitas mulheres se identificaram com esses temas. Assim suas obras, seu engajamento e empoderamento social chamaram a atenção de movimentos feministas. Frida é símbolo do feminismo e do LGBTQIAPN+, e por sua coragem, ela precisa ser retratada no meu projeto CORES E SOMBRAS. Um projeto que surgiu durante a pandemia ao perceber ainda mais atos preconceituosos principalmente aqui nas redes sociais. São obras que irão retratar a beleza da luta contra o racismo, contra o preconceito e toda forma de opressão. 

Acrílica sobre tela. Tamanho 125x121 cm. Produzida em13 de julho de 2021 por Janser Oliveira.

MAJU COUTINHO

Por volta de 2015, o Brasil tinha uma nova apresentadora do tempo. Com uma simpatia e sorriso cativante, chegou derrubando o preconceito do "tempo bom". Tempo bom para quem? Onde se tem seca, tempo bom seria chuva! Mas esse não seria o único preconceito que ela teria que derrubar. Vítima de ataques racistas na Internet, @majucoutinhoreal não se calou! Eh símbolo de resistência e de representatividade. Em 2020 se tornou âncora de um dos jornais de maior audiência do Brasil, o JH. 

Acrílica sobre tela. Tamanho 125x121 cm. Produzida em 20 de julho de 2021 por Janser Oliveira.

AÇUCENA

Segundo uma matéria publicada no site do @greenpeacebrasil "dados de satélite explicitam que as terras indígenas funcionam como uma barreira ao avanço do desmatamento e de suas trágicas consequências. Por isso, os Guardiões da Floresta (OS ÍNDIOS) são ameaçados, criminalizados e sofrem graves tipos de violência." E por essa luta, retrato aqui no CORES E SOMBRAS esse povo que merece todo nosso respeito e nosso cuidado. 

Acrílica sobre tela. Tamanho 125x121 cm. Produzida em 8 de agosto de 2021 por Janser Oliveira.


A LUTA EM CORES

A imagem é inspirada em um movimento ainda deste ano. A tela reproduz a busca pela liberdade, pelo respeito, pelo multiculturalidade. 

Precisamos nos atentar à arte para aprendermos a refletir os seus múltiplos significados, a ler o mundo, a entender o outro. 

Acrílica sobre tela. Tamanho 125x121 cm. Produzida em 7 de setembro de 2021 por Janser Oliveira.

ÁFRICA TROPICAL

Acrílica sobre tela - 9 de abril de 2022 - Janser Oliveira - 90x70 cm - Composé. 


RITA LEE

Quando iniciei o projeto CORES E SOMBRAS em 2021, @ritalee_oficial era uma das minhas preferidas para esse projeto que visa eu pintar, pessoas famosas ou não, que acredito lutar por um mundo sem preconceito, mais igualitário, mais inclusivo, mais digno para todos. Em 2022 o universo me presenteou com o MESTRADO na UESB, e devido à correria tive que adiar o CORES E SOMBRAS. Mas ontem, assim que cheguei do trabalho, senti uma voz que dizia: um belo dia resolvi mudar, e fazer coisas que eu queria fazer. Então mudei minha programação. Me lembrei de Picasso ao largar imediatamente uma pintura para fazer o quadro GUERNICA devido à dor que sentia ao saber da destruição da cidade Guernica, Espanha. A voz da Rita Lee embalou minha adolescência... sua arte impactou e sempre ficará registrada na arte brasileira. Assim, ontem, dia que anunciaram a sua partida, ao som de muita RITA LEE saiu essa pintura que eu tinha planejado há muito tempo, e marca o meu retorno ao meu projeto CORES E SOMBRAS. 

Acrílica sobre tela. Tamanho 70x90 cm. Produzida em 10 de maio de 2023 por Janser Oliveira.

RAÍRA

Gosto muito de pintar indígenas. Nosso povo primeiro. Ativa sentimentos e boas memórias de minha vida. Uma delas é quando vozinha contava de que uma parente nossa havia sido caçada no mato. Que história, não é? A essa pintura batizei de Raíra que em Tupi-guarani significa HUMANO. No mundo corrido em que vivemos, nunca devemos nos esquecer de que somos HUMANOS. Dotados de sentimentos e necessidades, e precisamos sempre uns dos outros. Cada um em seu complexo e admirável ser exercendo o seu viver como melhor lhe convém, e tá tudo certo, somos todos humanos, todos RAÍRA. Raíra para nos lembrar de que a raça humana é uma só. Raíra para nos lembrar de que todos nós somos merecedores de tudo que a vida tem de melhor para oferecer. Simplesmente RAÍRA. 

Acrílica sobre tela. Tamanho 40x50 cm. Produzida em 2 de julho de 2023 por Janser Oliveira.

RAONI METUKTIRE

O cacique Raoni Metuktire é um líder indígena brasileiro da etnia caiapó, e é conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas. Foram mais de 18h pintando esta tela. Muitos detalhes, preparação de cor, reflexões, café e muita música. Quando escolhi o cacique Raoni para ser pintado, já sabia que não seria uma tarefa fácil! É uma figura que traz muita luta e representatividade para o seu povo. Marcas que são capazes de nos envolver numa explosão de emoções provida por este processo sensível e artístico regado pela experiência estética. 

Acrílica sobre tela. Tamanho 40x50 cm. Produzida em 3 de julho de 2023 por Janser Oliveira.

Siga-me nas redes sociais!

YouTubeInstagramFacebook